"A leitura do mundo precede a leitura da palavra." "Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem." "Língua Gosto de sentir a minha língua roçar A língua de Luís de Camões Gosto de ser e de estar E quero me dedicar A criar confusões de prosódias E uma profusão de paródias Que encurtem dores E furtem cores como camaleões Gosto do Pessoa na pessoa Da rosa no Rosa E sei que a poesia está para a prosa Assim como o amor está para a amizade (...)"

domingo, 11 de julho de 2010

A origem da palavra Entusiasmo

Segundo afirma Albuquerque (2009, p 128) a etimologia da palavra vem do grego: Entusiasmo (do grego en + theos, literalmente 'em Deus') originalmente significava inspiração divina ou pela presença de Deus. Atualmente segundo o dicionário Michaellis (moderno dicionário da língua portuguesa), pode ser entendido como um estado de grande euforia e alegria, refletindo em uma consequente coragem. Uma pessoa estusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode, portanto ser considerado como um estado de espírito otimista.



Mas embora a palavra entusiasmo seja de origem grega ela chegou até nós através dos filósofos franceses no século 16 durante o renascimento na Europa, que foi o período da história de grandes mudanças no pensamento humano até então dominado pela igreja católica, numa época que foi denominada como a “Idade das Trevas”, o renascimento foi à transição para a idade do pensamento livre, sobretudo pelo enorme interesse ao saber e à cultura e otimista. O florescimento cultural e científico renascentista deu origem a sentimentos de otimismo, abrindo positivamente o homem para o novo e incentivando seu espírito de pesquisa. Segundo Albuquerque (2009, p 130) O entusiasmo foi escolhido por vários intelectuais da época como a palavra da moda.



Segundo afirma o Albuquerque (2009, p 129) existem dois tipos de entusiasmo: O endógeno e o exógeno. Exógeno = ambiente. Depende de um motivo do ambiente para se entusiasmar-se. Chamado comumente de motivação. Endo = dentro, geno= gerir. Entusiasmo gerado dentro.

2 comentários:

  1. Excelente, muito obrigado!
    É maravilhoso saber que existem pessoas que trazem aos outros algo sem o objetivo de beneficiar a si mesmo. Esse benefício acaba vindo como consequência dessas ações.

    ResponderExcluir